Existem algumas razões que levam um cliente a solicitar o chargeback para a sua operadora de cartão. Veja algumas das principais:
- Não reconhecimento do nome Moip na fatura: normalmente o cliente busca pelo nome da loja/site no qual efetuou sua compra. Isso significa que quando o nome Moip é exibido na fatura, ele pode eventualmente solicitar o cancelamento por não reconhecê-lo.
- Desacordo comercial: esse é o tipo de chargeback no qual o vendedor é totalmente responsável, pois, de alguma maneira não cumpriu com suas obrigações com o cliente. Entre os desacordos comerciais mais comuns estão o não recebimento do item adquirido, o não cumprimento do prazo estipulado para a entrega ou a não-conformidade do item com o que foi comprado, seja em funcionalidade ou aparência ou ainda por ter sido entregue com defeito.
- Auto fraude: quando o comprador age de má fé e faz o cancelamento da compra. Além de ficar com o produto, também fica com o valor devolvido em seu cartão de crédito.
- Fraude (deliberada): uso indevido de dados e cartões de pessoas não relacionadas às compras, ou seja, de terceiros não autorizados. Pode ser efetuada por meio de clonagem de cartões, engenharia social e roubo de dados.
Comentários
Artigo fechado para comentários.