Caso você seja informado que seu cliente pediu um chargeback diretamente na operadora do cartão, pode enviar algumas documentações para tentar reverter o processo. Lembrando que essa tentativa só é iniciada pelo Moip após o produto/serviço constar como entregue.
O QUE FAZER:
Você deve enviar as documentações que comprovem que a venda foi feita e que o produto/serviço foi entregue. Para isso, é preciso acessar o painel de chargeback, disponível em sua conta Moip.
A documentação a ser enviada varia de acordo com o produto/serviço, seu valor e a forma de entrega. Veja:
PRODUTO FÍSICO (tocável)
Caso a entrega tenha sido feita pelos Correios:
Situação 1: transações de até R$ 500
- Código de rastreio: print da página de rastreamento de objetos dos Correios, comprovando que o produto foi entregue.
- Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.
Situação 2: transações acima de R$ 500
- Código de rastreio: print da página de rastreamento de objetos dos Correios, comprovando que o produto foi entregue.
- Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.
- Cópia do AR (Aviso de Recebimento), que é contratado nos Correios no momento da postagem, ou Cópia do PI (Pedido de Informação), comprovante que pode ser solicitado online e gratuitamente no site dos Correios.
Caso a entrega tenha sido feita por transportadora ou motoboy:
Situação 1: transações de até R$ 500
- Foto ou cópia digitalizada do comprovante válido da transportadora/motoboy, utilizado para a entrega do produto. O documento deve conter as seguintes informações:
- Endereço e data de entrega;
- Nome e número do documento de identificação (RG ou CPF) do recebedor da mercadoria;
- Assinatura ou visto de recebimento.
- Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.
Situação 2: transações acima de R$ 500
- Foto ou cópia digitalizada do comprovante válido da transportadora/motoboy, utilizado para a entrega do produto. O documento deve conter as seguintes informações:
- Endereço e data de entrega;
- Nome e número do documento de identificação (RG ou CPF) do recebedor da mercadoria;
- Assinatura ou visto de recebimento.
- Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.
- Nota fiscal com a discriminação dos produtos vendidos.
PRODUTO DIGITAL OU SERVIÇOS
- Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.
- Comprovante da liberação da utilização do serviço;
- Print da tela que consta o cadastro do cliente.
Clique aqui para visualizar o passo a passo de envio da documentação.
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