Qual documentação é necessária para reverter um chargeback?

Caso você seja informado que seu cliente pediu um chargeback diretamente na operadora do cartão, pode enviar algumas documentações para tentar reverter o processo. Lembrando que essa tentativa só é iniciada pelo Moip após o produto/serviço constar como entregue.

O QUE FAZER:

Você deve enviar as documentações que comprovem que a venda foi feita e que o produto/serviço foi entregue. Para isso, é preciso acessar o painel de chargeback, disponível em sua conta Moip. 

A documentação a ser enviada varia de acordo com o produto/serviço, seu valor e a forma de entrega. Veja:

PRODUTO FÍSICO (tocável)

Caso a entrega tenha sido feita pelos Correios:

Situação 1: transações de até R$ 500

  • Código de rastreio: print da página de rastreamento de objetos dos Correios, comprovando que o produto foi entregue.
  • Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.

Situação 2: transações acima de R$ 500

  • Código de rastreio: print da página de rastreamento de objetos dos Correios, comprovando que o produto foi entregue.
  • Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.
  • Cópia do AR (Aviso de Recebimento), que é contratado nos Correios no momento da postagem, ou Cópia do PI (Pedido de Informação), comprovante que pode ser solicitado online e gratuitamente no site dos Correios.

Caso a entrega tenha sido feita por transportadora ou motoboy:

Situação 1: transações de até R$ 500

  • Foto ou cópia digitalizada do comprovante válido da transportadora/motoboy, utilizado para a entrega do produto. O documento deve conter as seguintes informações: 

- Endereço e data de entrega;

- Nome e número do documento de identificação (RG ou CPF) do recebedor da mercadoria;

- Assinatura ou visto de recebimento.

  •  Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.

Situação 2: transações acima de R$ 500

  • Foto ou cópia digitalizada do comprovante válido da transportadora/motoboy, utilizado para a entrega do produto. O documento deve conter as seguintes informações: 

- Endereço e data de entrega;

- Nome e número do documento de identificação (RG ou CPF) do recebedor da mercadoria;

- Assinatura ou visto de recebimento.

  • Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.
  • Nota fiscal com a discriminação dos produtos vendidos.

PRODUTO DIGITAL OU SERVIÇOS

  • Descrição detalhada do produto vendido: print da página na qual o produto é comercializado ou uma descrição elaborada pelo próprio vendedor.
  • Comprovante da liberação da utilização do serviço;
  • Print da tela que consta o cadastro do cliente.

Clique aqui para visualizar o passo a passo de envio da documentação. 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

Artigo fechado para comentários.