Como integrar o Moip na Tray?

 

Vídeo Tutorial

Criando um produto teste

Antes de mais nada, você precisará criar um produto teste. Esse produto é fundamental para efetuarmos o teste necessário na configuração do meio de pagamento e completarmos a integração.

1. Na área restrita do cliente Tray, selecione Produtos >> Produtos cadastrados e clique no botão Incluir produto.

2. Agora você deve escolher um nome, categoria, preço e estoque para seu produto teste. Em Apresentação mantenha selecionado a opção Produto ativo. No fim clique em Salvar e voltar para a lista de produtos

tray-produto-teste.PNG

Pronto, agora que temos um produto teste cadastrado vamos passar à parte da configuração do meio de pagamento.

Configurando a forma de pagamento

1. No menu lateral acesse Configurações >> Formas de pagamento

tray-configuracoes.PNG

2. Entre os Intermediadores procure por todas as bandeiras que utilizam o Moip como meio de pagamento. Você deverá fazer a configuração em cada uma das bandeiras por vez. Para isso clica no botão azul do lado direito na lista.

tray-intermediadores.PNG

3. Agora, na aba Status, você deve selecionar Em teste. Logo mais, quando garantirmos que todo o processo foi habilitado com sucesso você deverá passar o status para Ativa, mas fique tranquilo, falaremos mais sobre isso mais adiante.

tray-status.PNG

4. Na aba Financeiro você vai editar os dados da compra. Algumas observações importante aqui:

  • Em Forma de parcelas e juros o Moip trabalha apenas com juros simples.
  • No campo Utilizar juros de parcelamento você deve preencher com 1,34% ao mês. Esse valor de 1,34% é devido ao fato da Tray dobrar os juros do parcelamento. Ou seja, como o juros do Moip é de 2,69% o valor aproximado mais adequado aqui seria 1,34. ATENÇÃO: o campo Utilizar juros de parcelamento é usado apenas no caso de você desejar repassar o juros ao comprador, se você não quer repassar o juros pode informar o valor 0%.

Ao terminar a configuração clique em Salvar.

tray-financeiro.PNG

5. Agora você deve acessar a aba Configurações. Nessa página você informará alguns dados de sua conta Moip. São eles:

  • Usuário: informe o e-mail utilizado para acessar sua conta Moip.
  • Chave e Token de acesso: são códigos de acesso que permitem ea transação com o Moip. Para pegar as chaves de acesso basta logar na Conta Moip e seguir o caminho:
    Minha conta > Configurações > Chaves de acesso. Ou acesse o link direto https://conta.moip.com.br/configurations/api_credentials ATENÇÃO: as chaves de acesso só estarão disponíveis em sua conta se você fez o pedido de liberação da API. Para ter acesso às chaves é necessário fazer esse pedido pelo link https://moippagamentos.typeform.com/to/nyr609. A liberação pode demorar até um dia útil para ocorrer.

6. Após salvar as configurações retorne à página Formas de pagamento e faça o mesmo processo descrito para todas as bandeiras que têm o Moip como meio de pagamento.

IMPORTANTE: não faça esse processo para a forma de pagamento descrita apenas como MOIP na lista de intermediadores. O correto é fazer a configuração para as bandeiras que têm o nome Moip na frente.

Fazendo uma compra teste

1. No menu lateral selecione a opção Produtos >> Produtos cadastrados. Clique no produto teste para abri-lo em uma nova aba.

tray-produtos.PNG

2. Nesse momento você vai simular uma compra com cartão de crédito. Atenção, você pode usar um número de cartão fictício pois essa compra é apenas uma simulação.

3. No fim da compra você deve visualizar uma página com aviso "Pagamento não realizado". Não se assuste, essa informação já é suficiente para que você possa usar o Moip. Tudo o que você precisa fazer agora é acessar mais uma vez no menu Formas de pagamento, clicar no botão azul da bandeira do cartão usada pelo Moip e na próxima tela, aba Status, seleciona a opção Ativa em Status para esta forma de pagamento. Você deve ativar todas as bandeiras do cartão do Moip, uma a uma.

tray-pagamento-nao-realizado.PNG

4. Agora que você ativou o Moip em todas as bandeiras aceitas, selecione no menu EasyCheckout 2.0 >> Grupos de pagamento. Na lista de grupos de pagamento clique no botão Editar em Cartão de Crédito

tray-grupos-pagamento.PNG

5. Nessa página, na lista de cartões, você deve selecionar o Moip em cada uma das bandeiras.

tray-cartoes.PNG

Pronto! Agora que você fez todas essas configurações sua loja está apta para transacionar com o Moip.

Qualquer dúvida sobre configurações ou funcionalidades, por favor, entre em contato com a Tray.

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

Artigo fechado para comentários.