Quando ocorre alteração do Melhor dia para pagar após a criação da assinatura, como será a cobrança do cliente?

Levando em consideração que a  alteração do melhor dia para pagar só poderá ser feita via API, caso queira oferecer essa funcionalidade para seu cliente em seu site é preciso comunicá-lo a respeito das regras e de como é feito esse processo.

Em caso de uso dessa ferramenta, a cobrança é feita sempre no menor prazo possível, de forma que o vendedor nunca seja prejudicado:  isso quer dizer que não existe a  possibilidade do vendedor não receber em um determinado mês, mas sim, de o cliente pagar duas vezes, dependendo da data em que for solicitada a alteração do plano, conforme os exemplos abaixo:

 

  • O que acontecerá se a data original de pagamento de uma assinatura é todo dia 05, e no 4º dia do mês o cliente altera o melhor dia pra pagar para dia 03? Ele é cobrado no dia 04 (dia da alteração), no dia 05 do mesmo mês ou só no dia 03 do outro mês?

Assinatura com pró rata

Melhor_dia_2a.png

A mudança do melhor dia para pagar reflete sempre depois da próxima cobrança. Isso quer dizer que o cliente vai pagar normalmente no dia 5 e a partir de então todo dia 3, com valor proporcional (pró rata).

Assinatura sem pró rata

Melhor_dia_2c.png

A regra é a mesma, a mudança do melhor dia para pagar reflete sempre depois da próxima data de cobrança. Então ele será cobrado no dia 5 do mês corrente e no dia 03 do mês seguinte, a única diferença é que no dia 03 ele será cobrado pelo valor normal da assinatura e não por um valor proporcional.

 

 

  • O que acontecerá se a data de pagamento de uma assinatura é todo dia 05, e aí no dia 4º dia do mês o cliente altera o melhor dia pra pagar para dia 20. Ele é cobrado no dia 04 (dia da alteração), no dia 05 ou no dia 20?

Assinatura com pró rata

Melhor_dia_2d.png

Ele será cobrado normalmente no dia 5, e no dia 20 também, com valor proporcional (pró rata). A partir daí, será cobrado todo dia 20.

Assinatura sem pró rata

Melhor_dia_2e.png

Ele será cobrado no dia 05 e no dia 20 do mesmo mês. Se a entrega em questão for um produto, o cliente tem o direito de receber duas vezes. Caso seja um serviço, não é possível prestar o serviço duas vezes em um mesmo mês, assim o  cliente será cobrado duas vezes dentro do mesmo mês. É importante lembrar que se o vendedor optar por utilizar esta funcionalidade dentro do Moip, que comunique de forma clara para o comprador como o sistema irá se comportar neste tipo de situação, uma vez que esteja habilitada via API.

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